Javalis invadem lavouras e geram prejuízo a produtores rurais do Triângulo Mineiro
Espécie originária da Ásia e da Europa é considerada invasora pelo Ibama desde 2010
Record News Rural|Do R7
No Triângulo Mineiro, produtores rurais enfrentam um problema crescente com a invasão de javalis em suas lavouras. Considerada uma espécie agressiva e exótica, a presença do animal tem causado danos significativos às plantações de soja, milho, trigo e feijão, prejudicando a produtividade e o meio ambiente.
O javali é uma espécie originária da Ásia e da Europa, considerada invasora pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) desde 2010. Adaptou-se perfeitamente ao clima brasileiro, especialmente devido à ausência de predadores naturais.
Um dos fatores que agravam o problema é o cruzamento entre javalis e porcos domésticos, dando origem ao javaporco, capaz de gerar até 20 filhotes por ano, segundo Rafael Salerno, presidente da Associação Brasileira de Caça.
Para combater a proliferação dos javalis, cerca de 2.000 caçadores atuam na região, realizando o manejo da espécie de forma controlada. Porém, a atividade enfrenta burocracias rigorosas, como a necessidade de autorizações do Ibama.
Últimas