‘Espécie de segunda Guerra Fria’, diz especialista sobre iniciativas militares de países no espaço
Domo de Ouro de Donald Trump é “ameaça muito perigosa”, segundo a Coreia do Norte
Conexão Record News|Do R7
A Coreia do Norte classificou como “ameaça muito perigosa” a decisão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de construir um Domo de Ouro, sistema de defesa de mísseis com capacidade terrestre e espacial.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (26), o Ministério das Relações Exteriores do país asiático afirmou que o objetivo da iniciativa é ameaçar a segurança dos Estados detentores de armas nucleares.
O documento também acusa os americanos de tentarem militarizar e transformar em campo de guerra nuclear o espaço exterior, e insiste que o plano de construir o domo é causa fundamental de provocar corrida armamentista nuclear no mundo.
Em entrevista ao Conexão Record News desta terça (27), o professor de relações internacionais, Vitelio Brustolin afirma que "nós estamos praticamente vivenciando uma espécie de segunda Guerra Fria diante desse cenário".
“Os tratados são os primeiros a ser descumpridos. Esse de 1967 [que proíbe a colocação de armas de destruição em massa no espaço], por exemplo, é abertamente descumprido tanto por Rússia quanto por Estados Unidos. [...] E a carta da ONU vem sendo rasgada. Quando nós vemos um país como a Rússia invadindo a Ucrânia, é rasgada a carta da ONU que proíbe guerras de anexação”, pontua Brustolin.
Últimas