Anuário mostra mercado de relações institucionais e governamentais mais jovem
Evento realizado em Brasília divulgou lançamento de publicação com os principais nomes do setor
Brasília|Do R7, em Brasília

O pré-lançamento da 6ª edição do Anuário Origem reuniu em Brasília, na noite de quarta-feira (18) os principais nomes das relações institucionais e governamentais do país. A escolha da capital federal como palco, em vez de São Paulo, mostra o crescente interesse do mercado, cada vez mais ocupado pelos jovens, de ficar mais perto do Congresso e do Poder Executivo.
“Por isso, a partir de agora, o Anuário terá um pré-lançamento em Brasília com o anúncio dos finalistas das categorias e o lançamento oficial em São Paulo, com planos de expansão para outras cidades”, explicou Rodrigo Navarro, um dos criadores do Anuário Origem.
O prêmio acontecerá em novembro, em São Paulo, mas já foram apresentados os 50 finalistas da premiação “Mais irados”, nas categorias Empresas, Associações Setoriais, Terceiro Setor, Consultorias e Escritórios de Advocacia Especializados, entre outros.
Houve também o anúncio dos 10 finalistas do prêmio “Jovens Talentos em relações institucionais e governamentais”. É uma forma de mostrar o aumento da juventude na área. Dado adiantado do anuário aponta que, em 2024, a média de idade no setor é de 44,3 anos, ligeiramente abaixo dos 44,8 anos de 2019. Além disso, 16,9% têm 55 anos ou mais, e 15,7% têm até 35 anos, ou seja, a diversidade etária tem tomado conta.
Segundo os responsáveis pelo anuário, o setor a por uma adaptação regulatória, em que os profissionais lutam para que a profissão seja enxergada de maneira “transparente, técnica e fundamentada em dados”.
“O setor não só atrai os jovens pela boa remuneração, mas pela proximidade com líderes governamentais e empresariais, além da complexidade da função, que oferece grandes oportunidades de carreira. Estamos vivendo um momento de transformação no setor, pois há uma troca enriquecedora entre a nova geração, nascida no ambiente digital, e os profissionais sêniors, criando um ambiente de aprendizado mútuo”, continuou Navarro.
O Anuário Origem divulga o perfil dos principais profissionais de relações institucionais e governamentais. E chegou a ganhar menção honrosa no PR Daily Awards 2023, umas das principais premiações de relações públicas do mundo.