Com gol em pênalti polêmico, Grêmio vence o Bahia e sai da zona de rebaixamento
Braithwaite cavou e converteu a cobrança no segundo tempo de jogo tumultuado
Lance|Do R7

Com gol em pênalti polêmico, cavado e convertido por Braithwaite, o Grêmio venceu o Bahia por 1 a 0, na manhã deste domingo (25), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS. O Tricolor Gaúcho volta a vencer depois de cinco jogos, e respira no Campeonato Brasileiro.
Com o triunfo, o Grêmio sai da zona de rebaixamento e pula para a 12ª colocação, com 12 pontos. Já o Bahia cai para a 7ª posição, com 15.
Como foi o jogo
O Grêmio iniciou o jogo com intensidade. Logo com um minuto, após cruzamento vindo da direita, Cristaldo escorou e Dodi chutou desviado, sobre o gol. O Bahia respondeu aos sete. Em cobrança de escanteio, David Duarte cabeceou com perigo, à direita do gol.
Aos poucos, o Bahia começou a impor seu jogo de troca de es e aproximação. Aos 14, Everton Ribeiro encontrou Lucho Rodríguez na meia-lua da grande área. O centroavante girou e bateu à direita do gol. Quatro minutos depois, o uruguaio teve nova oportunidade, cara a cara com Volpi, mas chutou torto.
João Pedro, que tem sofrido com dores na canela esquerda, sentiu novamente e precisou ser substituído aos 22 minutos. O volante Ronald entrou improvisado na lateral direita.
O Bahia teve mais chances aos 28. Em cobrança de falta fraca de Luciano Juba, Volpi soltou. Caio Alexandre cruzou para a pequena área, Villasanti afastou, e, na sobra, David Duarte, sozinho na marca do pênalti, chutou por cima.
As torcidas organizadas do Grêmio, que organizaram protesto com faixas, e ao deixar espaços vazios na arquibancada norte, começaram a cantar aos 29. O primeiro coro foi contra o presidente Alberto Guerra, antes das músicas de apoio ao time.
Aos 36, o Grêmio teve sua grande chance no primeiro tempo. Villasanti deu bonito toque para Cristian Olviera, que foi ao fundo pela direita e cruzou rasteiro para trás. Braithwaithe concluiu de primeira, sobre o gol. Mas o Bahia voltou a assustar na reta final da primeira etapa. Aos 44, a bola ficou limpa para Cauly, dentro da grande área, mas o camisa 8, de canhota, mandou para fora.
O Grêmio voltou melhor para o segundo tempo. Aos nove minutos, Cristaldo ou por dois marcadores e deu o e para Braithwaite, no lado esquerdo da grande área. O dinamarquês colocou a bola na frente e caiu após choque com Marcos Felipe. Bruno Arleu de Araújo marcou imediatamente o pênalti e manteve a decisão mesmo após ser chamado pelo VAR. O próprio centroavante gremista bateu no meio do gol e abriu o placar.
Com as substituições de Mano Menezes e Rogério Ceni, o Grêmio se fechou, e o Bahia foi para cima em busca do empate. Aos 39, Willian José deu belo toque para Luciano Juba, que saiu de frente para o gol. Em dividida com a defesa, a bola bateu no lateral esquerdo do Tricolor de Aço e ou com perigo, à esquerda.
Apesar da pressão do Bahia, e da dificuldade para sair de trás, o Grêmio conseguiu, enfim, sustentar o resultado. Nos acréscimos, aos 55, Caio Alexandre matou contra-ataque, puxado por Villasanti, no meio-campo, e foi expulso. Porém, chamado pelo VAR, Bruno Arleu de Araújo mudou a decisão e deu apenas cartão amarelo para o volante do Bahia.
O que vem por aí
O Grêmio volta a jogar em casa na próxima quinta-feira (29), às 19h, quando recebe o Sportivo Luqueño, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Já o Bahia segue em Porto Alegre, uma vez que tem confronto decisivo com o Internacional, na próxima quarta-feira (28), às 19h, no Beira-Rio, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.