:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Rússia confirma presença de tropas norte-coreanas na guerra contra a Ucrânia

Autoridades ocidentais estimam que o regime norte-coreano enviou cerca de 11.000 soldados para as linhas de frente desde outubro do ano ado

Internacional|Do R7

Pyongyang, no entanto, ainda não confirmou oficialmente a presença de seus soldados na Ucrânia Divulgação/KCNA (Agência Central de Notícias da Coreia)

A Rússia reconheceu pela primeira vez que tropas norte-coreanas estão lutando ao lado das forças russas na guerra contra a Ucrânia. A informação foi divulgada neste sábado (27) por agências estatais como TASS e RIA Novosti.

Segundo as reportagens, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, informou ao presidente Vladimir Putin sobre o “papel dos combatentes norte-coreanos” na libertação de áreas da região de Kursk, próxima à fronteira com a Ucrânia. O general destacou que a atuação dos soldados ocorre “de acordo com o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente” assinado entre Rússia e Coreia do Norte em junho de 2024.

“Quero destacar especialmente a participação de militares da República Popular Democrática da Coreia na libertação de áreas de fronteira da região de Kursk”, disse Gerasimov, segundo a TASS. Ele afirmou ainda que os soldados norte-coreanos estão “cumprindo objetivos de combate ombro a ombro” com as forças russas e “demonstraram alto profissionalismo, resistência, coragem e heroísmo”.

Leia mais:

Também neste sábado (26), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, reconheceu oficialmente a atuação dos norte-coreanos, afirmando que “nunca esqueceremos nossos amigos”, segundo publicação da agência Sputnik.


É a primeira vez que uma autoridade russa ite o envio de tropas da Coreia do Norte para o conflito. Pyongyang, no entanto, ainda não confirmou oficialmente a presença de seus soldados na Ucrânia.

Autoridades dos Estados Unidos e da Coreia do Sul estimam que o regime norte-coreano enviou cerca de 11.000 soldados para as linhas de frente desde outubro do ano ado. Cerca de 4.000 militares norte-coreanos teriam sido feridos no conflito. Ainda segundo essas estimativas, mais 3.000 soldados podem ter sido deslocados para a Rússia no início de 2025.


Em meio às confirmações do Kremlin, os militares ucranianos negaram neste sábado (26) que forças russas e norte-coreanas tenham conseguido expulsar tropas ucranianas da região de Kursk, informou a Reuters.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.