Presidente da China pede cessar-fogo imediato em guerra entre Israel e terroristas do Hamas
Xi Jinping afirmou que a paz só será alcançada no Oriente Médio quando houver uma 'solução justa para a questão palestina'
Internacional|Do R7

O presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira (21) um cessar-fogo imediato e a "libertação dos civis detidos" na guerra entre Israel e os terroristas do Hamas, durante uma cúpula virtual extraordinária do grupo Brics.
"Todas as partes no conflito devem cessar imediatamente o fogo e as hostilidades, acabar com toda a violência e ataques contra civis e libertar os detidos civis para evitar mais perdas de vidas humanas e mais sofrimento", disse Xi, segundo as declarações divulgadas pela agência estatal de notícias Xinhua.
O líder chinês também propôs organizar, quanto antes, uma "conferência internacional pela paz" para tentar resolver o conflito. "Não pode haver paz nem segurança duradouras no Oriente Médio sem uma solução justa para a questão palestina", frisou Xi.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Segundo ele, essa conferência permitiria "trabalhar para uma solução rápida para a questão da Palestina que seja global, justa e duradoura". "Desde a eclosão do último conflito palestino-israelense, a China trabalha ativamente para promover negociações de paz e um cessar-fogo", disse Xi.
Pequim forneceu ajuda humanitária a Gaza "e continuará a fazê-lo", completou o presidente.
Leia também
A África do Sul anunciou nesta segunda-feira (20) essa reunião extraordinária do grupo Brics, cujos países-membros defendem um maior equilíbrio mundial, com menor influência dos Estados Unidos e da União Europeia.
Historicamente, a China sempre foi favorável aos palestinos e apoia a solução de dois Estados. A presença de Pequim no Oriente Médio tem aumentado nos últimos anos, incluindo a participação do país na mediação de conflitos regionais.
As FDI (Forças de Defesa de Israel) localizaram um "túnel do terror" usado por extremistas do Hamas escondido em uma mesquita na Faixa de Gaza
As FDI (Forças de Defesa de Israel) localizaram um "túnel do terror" usado por extremistas do Hamas escondido em uma mesquita na Faixa de Gaza