:root { --editorial-color: #0E8148; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Flamengo, Corinthians e Botafogo na degola: veja quem pode cair na Liberta e na Sula

Última rodada da competição definirá a vida de nove brasileiros nas competições continentais; quatro clubes já se classificaram

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

Flamengo, Corinthians e Botafogo brigam para não ter uma eliminação precoce na Libertadores Montagem R7/Adriano Fontes/Flamengo/15.05.2025/Rodrigo Coca/Agência Corinthians/06.05.2025/Vítor Silva/Botafogo/16.04.2025

A última rodada das fases de grupo da Libertadores e da Sul-Americana começa nesta terça-feira (27). Nove clubes brasileiros ainda têm chance de avançar para as oitavas ou de cair de forma precoce e quatro já se classificaram.

O único time que não figura a lista é o Cruzeiro, que foi eliminado ainda na quarta rodada da competição, após perder as quatro primeiras partidas que disputou na Sula.

Para minimizar a campanha vexatória, o Cabuloso venceu ao menos, o Palestino, com um gol no último minuto de Gabriel Barbosa.

Levando esse cenário em consideração, saiba o que cada time brasileiro terá de fazer na sexta rodada para garantir a classificação.


Libertadores: brasileiros ameaçados e rivais interestaduais

O Botafogo venceu o Estudiantes por 3 a 2 nos minutos finais da partida e levou a decisão do grupo A para a última rodada. A equipe carioca fará o jogo mais importante da temporada até aqui contra o Universidad de Chile, diante da sua torcida, no Estádio Nilton Santos.

Considerando que o Estudiantes deve vencer o Carabobo, lanterninha do grupo, em casa, o Botafogo precisa vencer o último jogo da fase de grupos para estar nas oitavas da Libertadores.


Com o segundo elenco mais caro da Liberta em 2025, o Flamengo precisa vencer o Deportivo Táchira, último colocado do Grupo C, na última rodada.

O Rubro-Negro facilitou a própria vida ao conseguir o triunfo contra a LDU, na quinta-feira (15), por 2 a 0, deixando a missão mais difícil para a equipe equatoriana — que enfrenta o líder do grupo, Central Córdoba, em casa.


Arrascaeta é o protagonista do Flamengo nesta temporada Adriano Fontes/Flamengo/10.05.2025

Após o empate sem gols com o Bucaramanga na quinta rodada, o Fortaleza depende apenas do próprio desempenho para se classificar. Para garantir com segurança a vaga nas oitavas, o Leão deve vencer ou empatar com o Racing, atual campeão da Sul-Americana e líder do Grupo E, na Argentina.

Em caso de derrota fora de casa, o time tem que torcer pela derrota ou pelo empate do Bucamanga contra o Colo-Colo.

Internacional e Bahia vão se digladiar por uma vaga nas oitavas em confronto direto no Grupo F.

O Colorado pode empatar e ainda garantir a classificação. Já o Bahia depende só da vitória para superar o rival. Matematicamente, não há nenhum resultado que garanta o avanço de ambos os clubes para a próxima fase.

O clube baiano chegou a assumir a liderança do grupo, mas tropeços na quarta e na quinta rodada para Atlético Nacional, da Colômbia, e Nacional, do Uruguai, respectivamente, fizeram a equipe ter mais chances de perder a vaga na próxima fase em sua primeira participação no torneio.

Internacional e Bahia disputam vaga direta nas oitavas da Liberta Montagem R7/R.Duarte/Internacional/15.05.2025/Rafael Rodrigues/EC Bahia/18.05.2025

Sul-Americana: Corinthians e Vasco buscam evitar vexame

Após ar sufoco, o Corinthians pode avançar as oitavas da Sula mesmo com um empate contra o Huracán fora de casa. Mas, para garantir com segurança a classificação, o Timão deve vencer a partida para não depender da derrota do América de Cali, que está a apenas um ponto dos alvinegros no Grupo C e tem um saldo de gols superior.

Corinthians venceu o Racing, do Uruguai, na penúltima rodada com gol de Matheus Bidu Rodrigo Coca/Agência Corinthians/15.05.2025

No Grupo G, o Vasco corre grande risco de ser eliminado na fase de grupos da competição. Na terceira colocação, a equipe comandada por Fernando Diniz tem um confronto direto com o Melgar na última rodada. O time peruano está dois pontos a frente do Cruz-Maltino, interessando aos cariocas somente a vitória.

O Vitória precisa vencer ou mesmo empatar diante do Universidad Católica, já classificado para a próxima fase, nas altitudes do Equador, para avançar na competição. O empate entre Cerro Lago e Defensa y Justicia é o resultado que mais interessa ao clube baiano.

Na segunda colocação do Grupo H, o Atlético Mineiro deve confirmar a classificação para a próxima fase. O Galo está a três pontos do Caracas, terceiro lugar, com um saldo superior a oito gols. A equipe joga contra o Cienciano, líder do grupo, em casa.

Quem já se classificou?

O São Paulo garantiu a classificação para as oitavas na quinta rodada da fase de grupos. Mesmo se perder o último jogo, o Tricolor deve permanecer na liderança do grupo D, já que tem um saldo de gols bem superior ao segundo colocado, Libertad. O time comandado por Zubeldía deve a classificação antecipada, sobretudo, ao excelente desempenho das Crias de Cotia, que assumiram a responsabilidade e decidiram mais de uma partida.

Já o Palmeiras encaminha uma campanha história na competição. O Verdão é o único clube a ter 100% de aproveitamento na fase de grupos e foi o primeiro time a se classificar para as oitavas em 2025.

A equipe também lidera o Brasileirão e deve encerrar a primeira metade do ano como o melhor clube do continente. O que resta ao palmeirense é torcer para que o desempenho se mantenha após o Mundial de Clubes.

Vitor Roque fez o seu primeiro gol na Libertadores contra o Cerro Porteño, que sacramentou a classificação alviverde Cesar Greco/Palmeiras/07.05.2025

O Grêmio briga pela liderança do Grupo D da Sul-Americana com o Godoy Cruz. Ambos os clubes jogam em casa na última rodada. O Imortal precisa vencer o Sportivo Luqueño caso queira se classificar para as oitavas na primeira colocação, ainda dependendo de uma derrota dos argentinos.

O Fluminense foi o primeiro time brasileiro a se classificar para as oitavas de final da Sula ,após vencer o Unión Española por 2 a 0. Na última rodada, o clube fará um confronto direto pela liderança do Grupo F, em casa, contra o Once Caldas.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.