Banco Central lança Pix Automático na próxima quarta-feira; veja novidades
Nova funcionalidade permitirá pagamentos recorrentes de forma instantânea, semelhante ao débito automático
Economia|Do R7

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (28) que o Pix Automático será lançado oficialmente na próxima semana. A apresentação da nova funcionalidade será realizada em São Paulo, na quarta-feira (4), com a presença do presidente do BC, Gabriel Galípolo. A ferramenta vai permitir pagamentos recorrentes de forma automática, semelhante ao débito automático.
O Pix automático poderá ser usado para fazer pagamentos, como contas de água, luz, telefone, condomínio, escola, plano de saúde etc. A pessoa só precisa dar autorização prévia para o início das cobranças. Depois, os débitos serão feitos automaticamente.
Leia mais
A principal vantagem em relação ao débito automático, conforme a autoridade monetária, além da instantaneidade nas transações, será a não cobrança de tarifas, no caso de pessoas físicas. O Pix automático poderá alcançar uma quantidade maior de usuários, na comparação com o débito automático.
Para quem recebe o dinheiro — as empresas —, o BC afirma que o Pix automático tem o potencial de aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.
Além de Galípolo, o evento de lançamento da nova ferramenta contará com a presença dos diretores Renato Gomes, Gilneu Vivan, Renato Gomes, Izabela Correa, e do presidente da Zetta, parceira do evento, Eduardo Lopes.
Diferenças entre o Pix automático e o débito automático
- O agendamento de contas, como as de luz, telefone, escola e condomínio, poderá ser feito pelo Pix;
- Não haverá cobrança de tarifas, no caso de pessoas físicas;
- A forma de pagamento poderá alcançar número maior de usuários;
- As transações serão feitas de forma instantânea;
- Poderá aumentar a eficiência, diminuir custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.
Como vai funcionar
Quem tem conta bancária e desejar aderir ao Pix automático precisará apenas informar à empresa (concessionária de energia ou a do condomínio, por exemplo) que quer adotar a nova modalidade. A empresa, por sua vez, deverá enviar a proposta do Pix automático ao cliente, via notificação. Estando de acordo, o cliente poderá aderir ao pagamento instantâneo.
O Pix automático será oferecido a pessoas físicas e jurídicas. No caso de pessoas físicas, a oferta da modalidade será obrigatória aos bancos e gratuita para os clientes. Já para as pessoas jurídicas, os bancos poderão escolher se desejam ou não disponibilizar esse tipo de pagamento para cada empresa.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp