:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

GDF publica portaria para garantir vagas de emprego para pessoas em situação de rua

Portaria foi publicada no Diário Oficial do DF e cria também um Comitê Permanente de Acompanhamento

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

pessoas em situação de rua, moradores de rua, distrito federal, plano de diminuição de moradores de rua
Vagas serão destinadas em obras públicas Gil Ferreira / Agência CNJ - 13

O governo do Distrito Federal publicou neste mês portaria conjunta que estabelece o fluxo de funcionamento para a destinação de 2% das vagas de emprego em licitações de serviços e obras públicas distritais para pessoas em situação de rua.

A portaria regulamenta o decreto nº 45.846 de maio do ano ado e é assinado pela Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) e a Sedet (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda).

Veja Mais

Segundo a portaria, a Sedes ficará encarregada de promover o cadastramento das pessoas em situação de rua, orientar e padronizar os dados e disponibilizar as informações para a Secretaria de Trabalho. Enquanto a Sedet vai receber os contratos de obras e serviços públicos e cadastrar as pessoas em situação de rua no Sine (Sistema Público de Emprego) pela Agência de Atendimento ao Trabalhador.

A pasta também deve promover atendimentos itinerantes quinzenalmente nos Centros POPs para facilitar o o ao cadastro da população em situação de rua.


Além disso, a portaria criou o Comitê Permanente de Acompanhamento, para monitorar e propor melhorias no fluxo de trabalho das duas pastas.

Entenda a iniciativa

O projeto de destinar vagas para pessoas em situação de rua é do deputado distrital Ricardo Vale (PT), criado em 2018, mas que estava sem a regulamentação do governador. Em maio do ano ado, Ibaneis assinou um decreto que regulamenta a medida, enquanto a portaria deste mês define o fluxo de trabalho.


Na ocasião, Ibaneis também assinou um termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Distrito Federal para reduzir o número de pessoas em situação de rua, estimado em 3 mil pessoas no DF, nos números oficiais.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.